sábado, 28 de abril de 2007

Conservação da biodiversidade da Mata Atlântica

A variabilidade genética faz parte do patrimônio natural do Sul da Bahia, em especial da Mata Atlântica. É atribuição da atual geração tomar as decisões que assegurarão esse patrimônio às gerações futuras. É propósito deste projeto criar as bases para essa pretensão em uma de suas vertentes, a da conservação da diversidade vegetal, da identificação das espécies, suas características, reprodução, manejo e difusão. Este projeto, sob vários aspectos, funda os demais. Sua vitalidade e sua dinâmica alimentar-se-ão de um processo de troca permanente entre este e os demais projetos dessa linha de pesquisa. Da mesma forma, pretende-se dimensionar o espaço vital mínimo para a sobrevivência, em condições naturais, de espécies animais.
A rigor, este é o ponto de partida e de referência permanente de todos os projetos da presente linha de pesquisa. Os demais terão profunda conexão com ele que, em última análise, será co-responsabilidade de todos e será resultante da contribuição de todos.
Objetivos:
1. Contribuir para a conservação da biodiversidade do Litoral Sul da Bahia;
2. Contribuir para a recomposição do equilíbrio ecológico através do fornecimento de sementes e mudas para projetos de
reflorestamento de bacias hidrográficas e outros;
3. Definir tamanho e distribuição de áreas adequadas para preservar a biodiversidade animal na região da Mata Atlântica do Sul da Bahia.

Conservação da biodiversidade da Mata Atlântica
Subprojetos
Objetivos principais
1.Banco de sementes e mudas de espécies arbóreas da Mata Atlântica do Sul da Bahia;
1.1 Sub-banco de sementes e mudas de espécies com potencial madereiro;
1.2 Sub-banco de sementes e mudas de espécies com potencial estético e paisagístico;
1.4 Sub-banco de espécies com potencial medicinal;
1.5 Sub-banco de espécies arbóreas com potencial agroindustrial.
1.6 Sub-banco de espécies com potencial melífero.
1.Contribuir para a conservação da biodiversidade das espécies arbóreas nativas da Mata Atlântica da região Sul da Bahia, em especial espécies com potencial madereiro, medicinal, estético-paisagístico, melífero, alimentar e agroindustrial.
2.Contribuir para a recomposição do reequilíbrio ambiental da região através do fornecimento de sementes e mudas para projetos de reflorestamento de bacias hidrográficas do Sul da Bahia.
3. Contribuir para o domínio agronômico da reprodução e cultivo das diferentes espécies arbóreas da Mata Atlântica.

2.Determinação de tamanhos adequados de áreas de reserva para a manutenção da diversidade animal no Sul da Bahia.
Definir o tamanho e distribuição de áreas adequadas para a preservação da biodiversidade animal na região de Mata Atlântica entre Una e Maraú, Sul da Bahia.




Nenhum comentário: