domingo, 29 de abril de 2007

SAUDE ANIMAL

Ecossistemas e Qualidade de Vida Animal
Partes de cerrado, segundo principal ecossistema do Brasil. É necessário cuidar dos ecossistemas naturais, pois é deles que retiramos as fontes de nossa sobrevivência, como a água, por exemplo.
O Planeta sofre transformações desde que os primeiros seres vivos surgiram nele. Aliás, sendo mais rigorosos, podemos pensar que o Planeta é uma constante transformação. Com a presença do ser humano sobre ele, verificamos que essas transformações tornaram-se mais acentuadas com o passar do tempo, pouco tempo aliás.
Quando observamos à nossa volta e o tipo de vida que o ser humano está acostumado a levar, notamos que pequenas variações no dia-a-dia não nos afetam. Por exemplo, muitas pessoas estão acostumadas a viver em cidades em que já uma variação significante de temperatura, por vezes maior que 10 ºC no dia. Em termos planetários, no entanto, uma variação de 0,5 ºC em um século é algo preocupante. Como o ser humano adquiriu uma complexidade grande no modo de vida, em que é obrigado a pensar mais em torno de si e de seu pequeno ambiente (casa, escola, trabalho, lazer), é bastante difícil pararmos para analisar a situação do Globo como um todo, sendo-nos difícil, inclusive, conceber toda a sua extensão e dinâmica de vida.
Para fins práticos de estudos, consideraremos uma divisão clássica da Ecologia:
Biosfera (Planeta) - Ecossistema - Comunidade - População - Indivíduo
Trataremos nesse artigo especificamente sobre os Ecossistemas, mas é óbvio que comunidade, população e indivíduo serão de certa forma abordados, já que estão em níveis abaixo do ecossistema.
Estudantes excursionando no cerrado.
Vamos estabelecer uma divisão, ainda que artificial, entre os ecossistemas. Denominemos ecossistemas naturais aqueles que não foram criados pelo homem (florestas, por exemplo), e artificiais aqueles criados pelo homem (por exemplo, as cidades). Apenas para esclarecer e tornar um pouco mais válida essa divisão, façamos as seguintes observações: uma floresta que se tornou parque de visitação pública, ainda que “manipulada” pelo homem, continua sendo um ecossistema natural. Suponhamos agora que seja criada uma reserva em um local, por exemplo uma fazenda em que sua mata original foi devastada há séculos e, hoje, faz-se um replantio e introdução de animais, consideraremos esse novo ecossistema como artificial.

Nenhum comentário: